“Eu já tenho um logo para a minha empresa, com tons azul e vermelho. Mas não posso fazer panfletos e artes para redes sociais com fundo colorido”. Este é apenas um exemplo da importância de ter em mãos um manual de como funciona ou não a identidade visual da sua empresa e as suas variações. Continue a leitura e aprofunde-se no assunto.
O papel fundamental do Manual de Identidade Visual
Um logotipo é apenas o começo. Depois de entender a relevância de criar um logotipo adequado e bem estruturado para a sua marca, também é fundamental estruturar um Manual de Identidade Visual.
O Manual de Identidade Visual é um roteiro detalhado que especifica como aplicar o logo e outros elementos visuais da sua empresa. Este manual é vital para manter a coerência e o reconhecimento da sua marca em todas as plataformas.
Se o logo é a forma gráfica que representa uma empresa, o manual serve para definir a maneira mais assertiva que esta forma poderá ser utilizada nos mais diversos materiais, sejam eles online ou offline.
É nesta identidade gráfica e visual que a empresa manterá sua comunicação, sendo vista e reconhecida. Assim, para que a mensagem a ser transmitida ocorra de forma correta e coerente, é imprescindível que sejam respeitadas as regras de uso e de aplicações desta identidade e logotipo.
Entre os elementos regrados pelo Manual de Identidade Visual estão as posições, paletas de cores, proporções, medidas e formas alternativas, como versões monocromáticas e positivas e negativas.
Estas diretrizes servirão para empresas saberem como, quando e de que forma utilizar seu logotipo e demais itens da sua identidade visual. Da mesma forma, o manual orienta quais situações evitar, mas um bom estudo certamente ajudaria a empresa fictícia mencionada no início do texto.
Elementos do Manual de Identidade Visual
Para materiais gráficos e campanhas de comunicação e marketing digital, o manual é um recurso indispensável. Ele orienta a aplicação correta do logotipo e garante a integridade visual da sua marca em todas as iniciativas de marketing. Afinal, no Manual de Identidade Visual, você encontrará diretrizes detalhadas sobre:
Paleta de cores
Esse elemento do manual especifica as cores primárias e secundárias da marca. Ele lista os códigos de cores exatos (RGB, CMYK, Pantone, Hex) para garantir consistência em todas as mídias. Além disso, também explica a psicologia por trás da escolha de cada cor e como elas devem ser usadas para transmitir os valores e a personalidade da marca.
Tipografia
Esta seção detalha as fontes oficiais da marca, incluindo fontes primárias e secundárias. Oferece diretrizes sobre o uso da tipografia em diferentes contextos, como cabeçalhos, corpo de texto e material promocional. Para dar uniformidade, são instruídos os tamanhos de fonte, espaçamento entre linhas e letras, e o uso de estilos de fonte, como negrito e itálico.
Logo e variações
Este segmento detalha todos os aspectos do logotipo, por exemplo, seu tamanho padrão, o espaço negativo necessário. Ele também fornece orientações sobre onde e como posicionar o logotipo em diferentes materiais.
O manual também inclui variações do logotipo para uso em fundos de cores variadas, formatos monocromáticos para mídia impressa e digital. Além disso, fornece instruções para redimensionar o logotipo sem comprometer a integridade do design.
Aplicação do logotipo e materiais de marca
Nesta seção, o manual apresenta exemplos específicos de aplicação do logotipo em diversos tipos de materiais. Tais como cartões de visita, materiais de marketing, embalagens, mídia digital e até merchandising. Assim, assegura-se o uso do logotipo de maneira a reforçar consistentemente a identidade da marca.
Diretrizes de estilo de imagem
Esta seção fornece orientações sobre o estilo e a qualidade das imagens usadas. Aqui incluem-se instruções sobre como escolher imagens que refletem os valores da marca, o tom emocional que as imagens devem transmitir e a maneira de editá-las para manter a consistência estilística.
Regras de do’s e don’ts
Esta parte importante do manual lista as práticas recomendadas e aquelas que se deve evitar. Estas recomendações são importantes para garantir a manutenção da identidade visual de forma consistente e respeitável. Geralmente, também se incluem exemplos visuais para ilustrar essas práticas.
Assertividade em materiais gráficos e onlines
A W3COM é referência na construção de branding para empresas, desde a escolha do posicionamento, naming, até logotipo e identidade visual.
Por contarmos também com profissionais capacitados e com aproximadamente 20 anos de experiência no setor gráfico, oferecemos auxílio na confecção de materiais impressos.
Além disso, este regramento é fundamental também para a produção de criativos dentro dos nossos serviços de comunicação e Marketing Digital. Pois, nos indica as posições e cores onde podem ser aplicados o logotipo do cliente. Por fim, o manual serve como base para criações de sites e lojas virtuais, ajudando a transmitir a mensagem da marca.
Ficou interessado sobre como fazer o Manual de Identidade Visual da sua empresa? Entre em contato com a W3COM e veja como nossos serviços podem ajudar na comunicação da sua marca e alavancar o setor comercial do seu negócio!
Comments are closed.